+Dormit. +Siutes +Banh. +Vagas

 CHV Imoveis
:.DICAS/NOTÍCIAS.:

Bairro Sustentável promove mutirão em aldeia de Campo Grande


Os índios da Aldeia Marçal de Souza, em Campo Grande (MS), estiveram reunidos no sábado, dia 17 de março, para a continuidade do Programa Bairro Sustentável, desenvolvido pela Damha Urbanizadora. O programa tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população da aldeia.

A comunidade decidiu pela reurbanização e resgate cultural da aldeia por meio da construção dos fechamentos em frente às casas, em alvenaria e bambu, e pinturas nos muros com símbolos da arte Terena, como forma de ensinamento às crianças indígenas. O primeiro encontro ocorreu em dezembro de 2011. Os trabalhos deverão ser concluídos em mais um mutirão a ser organizado pela comunidade e pela Damha.
 
A consultora de Sustentabilidade da Damha Urbanizadora, Monica Picavêa, explica que o Bairro Sustentável contribui para que as comunidades encontrem as soluções sustentáveis para seus problemas. “Uma das conquistas do programa é o resgate da autoestima das populações atendidas”, analisa Monica. A consultora desenvolveu trabalho semelhante no bairro Brasilândia, na periferia de São Paulo (SP).

A Aldeia Marçal de Souza está localizada a apenas 2 km do complexo Damha em Campo Grande e conta com 750 índios da etnia Terena. Ela é a primeira e maior aldeia indígena urbana do Brasil e a única do país que tem como cacique uma mulher, Enir Bezerra.

Além de Campo Grande, o Programa já está em desenvolvimento em Araraquara (SP), Cidade Ocidental (GO), São Carlos (SP) e Porto Alegre (RS). A proposta da Damha Urbanizadora é estender o Bairro Sustentável para todos os municípios onde há empreendimentos da empresa.

Fonte: Redação







 
Rua Tuiuti, 450 - Loja A, Padra Eustáquio, Belo Horizonte-MG, CEP: 30720-440
(31) 2512-0077 (31) 99152-8613  (31) 99930-7540
Site visto por 25604 pessoas
© 2021 LSW - Locação Sites WebLSW
Todos os direitos reservados